sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Crítica, Saudosismo e Exagero



LEANDRO P NEVES 
MARCO ROGÉRIO BARREIROS

O pensamento crítico tem valor de nos fazer analisar o conceito de qualquer coisa, independente da sua inovação e/ou evolução, mas e quando a crítica é saudosista e com pouco ou nenhum desejo por algo novo. Qual o seu papel?
O crescimento da cibercultura é ainda uma possibilidade que está em desenvolvimento, se movimenta rápido e mais rápido ainda é sua mutabilidade, de uma forma que se transforma em uma nova forma. Há sim uma urgência em sua demanda de desenvolvimento, os grandes textos viraram pequenos relatos, que viraram expressões de menos de 140 caracteres, e logo será algo ainda mais direto, mas seria isso possível? Impossível é a comunicação ser sempre da mesma forma. Antes o Orkut era só pra convidados, depois para qualquer um, agora redes com critérios para ser aceitos, rede fechadas, abertas, semi-abertas exclusivas, e assim se segue a comunicação em todos os meios, sempre remodelada.
A roda não pode ser reinventada, mas pode ser aperfeiçoada. Alguns insistem saudosamente por grandes carruagens atravessando as florestas por dias e dias, atravessando romanticamente o país até a chegada a seu destino, contudo muito mais prático é voar a velocidade e conforto de um Airbus. Assim também a comunicação segue por vias rápidas, com pressa por novas idéias e sem ligar para críticas que formalizam uma forma apenas de se exercer a comunicação, a unidirecional e com conteúdo altamente controlado. Não se pode estar morto nem viver virtualmente, em extremos antagônicos, deveria apenas existir o equilíbrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário