sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Movimento Social da Cibercultura


ROBERTO ALVES
GABRIEL BANDEIRA


A idéia de ciberespaço é fruto de um movimento social, com seu grupo líder, a juventude metropolitana escolarizada, a criação de comunidades virtuais, inteligência coletiva, etc. Um movimento social ocorre na esteira de desenvolvimentos técno-industriais, correntes culturais ou fenômenos de mentalidade coletiva.
A idéia do Ciberespaço remete à pratica de interação social e o correio é um claro exemplo disso. O ciberespaço é uma forma de usar infra-estruturas já existentes e o correio é largamente utilizado, desde a antiguidade.
O correio constitui uma rede de conexão social. No século XV, alguns estados da Europa implantaram o correio a serviço do governo central como um meio de transmitir noticias em todos os pontos do reino e assim emitir ordens o mais rápido possível.
            A criação do ciberespaço é conseqüência de um movimento social californiano intitulado Computers for the People. O objetivo do movimento foi o de massificar o uso dos computadores para que o maior número de pessoas pudesse aproveitar os benefícios da informática, antes monopolizado pelos governos e grandes empresas. O resultado foi que no final da década de 70 o preço dos computadores pessoais estava acessível a uma parte da população. Contudo, a informática pessoal, decorrente do movimento Computers for the People, não foi prevista por nenhum governo ou multinacional poderosa.
            Outros dois exemplos demonstram que determinadas invenções surgem da necessidade e desejos da mentalidade coletiva: o veículo automotivo e o correio. O automóvel surgiu porque existia o desejo individual de autonomia. Por si só, a indústria não teria conseguido impor esse desejo. O correio, enquanto técnica postal de distribuição ponto a ponto, de indivíduo para indivíduo distante, ou seja, como sistema social de comunicação, surgiu na Europa do século XVII devido as idéias e práticas de liberdade de expressão e de livre contrato entre os indivíduos. A técnica do correio para comunicação oficial dentro de um determinado território já existia na China e no Império Romano. Então, a diferença é que os europeus da Idade Clássica utilizaram a infra-estrutura de comunicação existente para uma nova prática de correspondência numerosa e normal entre indivíduos. Surgiu, então, um significado humano para essa antiga prática de comunicação.
            De maneira um tanto quanto parecida, o ciberespaço surge de um movimento e desejo humano que utiliza a tecnologia da informática, da infra-estrutura técnica de telecomunicação, para a comunicação recíproca entre indivíduos.
            Três foram os princípios que orientaram o crescimento inicial do ciberespaço: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
            A interconexão é a base, o bem em si, a finalidade do ciberespaço. O horizonte técnico do movimento da cibercultura é a comunicação ou intercomunicação universal.
            Como conseqüência da interconexão, surgiram as comunidades virtuais. O objetivo das comunidades virtuais são as afinidades de interesse, a cooperação e troca de conhecimento. Tudo isso independente de localidade geográfica.
            A finalidade das comunidades virtuais é a produção e interconexão da inteligência coletiva. A união dos saberes de todas as pessoas conectadas a rede e interessada em compartilhar conhecimentos, os mais variados possíveis.
            A interconexão condiciona a comunidade virtual, que é uma inteligência coletiva em potencial.  
            O movimento social e cultural do ciberespaço não visa divulgar um conteúdo particular, mas uma forma de comunicação não midiática, interativa, acessível e permitida a todos.
            O debate e a liberdade de expressão são estimulados, enquanto os preconceitos são repugnados.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário