sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A nova relação com o saber








ALINE MUNHOZ SANTANA
ANA PAULA DOS SANTOS
PRICILA RODRIGUES SOARES

Vivemos na era da velocidade do surgimento das informações, na mesma rapidez com que surgem se tornam obsoletas, o que implica na renovação dos saberes. E essa transação do conhecimento segundo Levy, significa cada vez mais, aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.
   Se o saber estava baseado na escrita, nos livros, hoje se estrutura nos valores do ciberespaço em que as pessoas compartilham seus conhecimentos nesse mundo virtual reforçando o processo de inteligência coletiva através de fóruns, comunidades virtuais, blogs, sites, conferências eletrônicas que proporcionam um conhecimento que vai além da teoria.
    O que ocorre segundo Levy é um dilúvio das informações que não estão mais restritas a um pequeno número de pessoas, esse saber aparentemente sem fronteiras, se torna destotalizado e desorienta devido à multiplicidade de informações.
   Além disso, as novas tecnologias modificam a educação e a formação dos indivíduos, sua memória, raciocínio, percepção, pois procura novas formas de acesso a informação.  Um exemplo dessa nova constituição do saber é o ensino a distancia, pois a aprendizagem, ao mesmo tempo em que é coletiva e em rede, não há contato direto entre professor e aluno na transferência dos conhecimentos. De acordo com o MEC, atualmente cerca de três milhões de brasileiros utilizam a Educação a Distância. O crescimento da modalidade é visível no número de matrículas: eram 2.287 em 2000 e em 2009 foram 814.183. *
   O ciberespaço, portanto, proporciona a interação das pessoas e faz com que o conhecimento seja acessível, produzido e reproduzido  pelo homem que busca cada vez mais ampliar seu saber através das novas tecnologias compartilhando as informações.

*Fonte da informação do MEC: Disponível em: <http://perdigital.wordpress.com/2010/04/23/os-numeros-da-educacao-a-distancia/>.

DESAFIO PARA O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO NA CIBERCULTURA
Com a multiplicidade de informações disponibilizada na rede, sem dúvida o desafio do profissional de comunicação é lidar com a supervisão da informação, já que na era da cibercultura informação não tem dono, nem território próprio, mas tem poder suficiente de formar opinião. Hoje, as organizações sem querer estão sendo monitoradas pelas pessoas que buscam nas diversas fontes tecnológicas, um auxílio para comprar um determinado produto ou serviço. E, os profissionais de comunicação além de acompanhar essa demanda de informações avaliando a imagem que as organizações possuem, podem ainda interagir com os públicos respondendo com mais agilidade suas dúvidas e, além disso, transformar esses dados em propostas de melhoria nas organizações. 

CURIOSIDADE
Atualmente, conforme referido na charge, as empresas além das entrevistas tradicionais e das dinâmicas em  grupo utilizam em seus processos seletivos ferramentas da web como o Orkut, facebook e os blogs que permitem com que a empresa conheça melhor o perfil de seus candidatos.
Se antes grande parte das contratações eram indicações pessoais, hoje, as contratações podem ser realizadas através de sites de recrutamento ou de relacionamento empresarial, o que demonstra como a cibercultura está modificando os comportamentos da sociedade, interferindo até mesmo no mercado de trabalho.  
 



SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA

A Cabeça Bem-Feita: Repensar A Reforma Do Pensamento

Um dos pensamentos centrais do autor é a reforma do pensamento que revolucionará a educação do século XXI. Para tanto os conhecimentos precisam ser compartilhados, pois de nada adianta as cabeças “fumegarem”, se não disseminarem e articularem  esses conhecimentos. Morin defende que tanto as partes quanto o todo são subordinados, pois, “o conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e o conhecimento do todo depende do conhecimento das partes?”. Desta forma podemos ver  uma cabeça bem-feita como a  aquela  que abandona o “eu” para vivenciar e utilizar o “nós”, pois este é o verdadeiro conhecimento que  permuta entre as pessoas.


Morin, Edgar. A Cabeça Bem Feita- Repensar a Reforma/Reformar o Pensamento. Cortez. São Paulo/SP, 1999

Novas Tecnologias e o Re-encantamento do Mundo:
Tecnologias Na Educação de José Manuel Moran

Na concepção desse autor, as tecnologias na educação não mudam necessariamente a relação pedagógica, não substituem os professores, só alteram algumas de suas funções, o que estimula a curiosidade do aluno. Sendo assim, este novo posicionamento do professor “transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber”. Para Moran nesse tipo de educação os professores e alunos ficam mais próximos e imediatamente o processo de ensino-aprendizagem ganha dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
 

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