JÚLIO BARBOSA
VANESSA SILVA
Desafios da Cibercultura para o Jornalista
Sabemos que a bastante tempo, a internet e os novos meios de comunicação, tem ganhado destaque e revolucionado as formas de se comunicar, não é mesmo? Mas o que muitos não entendem é como a cibercultura tem mudado tanto a forma de se fazer jornalismo.
A Internet adicionou ao jornalismo qualidades características da interatividade e da hipermídia, que são alguns dos desafios para a comunicação no ciberespaço. O perfil do webjornalista deve se construir a partir da visão de uma notícia escrita e publicada num sistema interativo e dinâmico. Assim, o maior desafio dos comunicadores, nesta “nova era”, é a necessidade de mudança quanto à atuação do jornalista; entendendo que o webjornalista precisa possuir um perfil diferenciado, moldando-se as novas condições de trabalho e produção da notícia.
Referências sobre Cibercultura:
Para os interessados em novas tecnologias de comunicação vale ler a tese de mestrado “Perfil do jornalista na Cibercultura: desafios do webjornalismo”. O texto de Dulcinéia Novaes traz importantes considerações sobre essa nova era em que todos nós vivemos, mostrando que o webjornalista deve possuir um perfil diferente dos outros profissionais da área, moldando-se rapidamente as novas condições de trabalho trazidas pela Cibercultura.
O texto pode ser encontrado em: http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/49/83
Na página da Uol Teconolgia, encontramos textos interessantes que mostram a evolução tecnológica, entre eles, uma matéria sobre os viciados em internet. O que chama atenção em seu conteúdos são os números e personagens dependentes por internet trazidos em uma matéria escrita no ano de 2005.
O texto pode ser encontrado em:
O livro Olhares sobre a Cibercultura é feito para os que desejam compreender a relação das tecnologias com a comunicação e informação com a sociedade e a cultura contemporânea. Nele, encontramos várias viões sobre a cibercultura, entre elas, a velocidade da era informacional, a nova cidadania digital e a questão do espaço público virtual.
A obra pode ser encontrada por aproximadamente R$ 30,00 nas melhores livrarias do país.
FREIRE FILHO, João; HERSCHMANN, Micael. Novos rumos da cultura da mídia:
indústrias, produtos, audiências. Editora Mauad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário