sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O som da cibercultura



PATRICIA APARECIDA COSTA

SIMONE ELOISA TOMAROZZI
VIVIANE APOLONIO DE OLIVEIRA


O capitulo oito do livro Cibercultura de Pierre Lévy, sob o titulo “O SOM DA CIBERCULTURA” aborda a questão da produção e recepção das obras, vemos que a música tecno trata-se de uma questão de co-participação. A partir da visão de Pierre Lévy vamos discorrer a cerca da ciberarte e as características que estão presentes na musica tecno.
A cibercultura é a junção da comunicação contemporânea e as novas tecnologias, podemos dizer que é a cultura que temos hoje transferida para o mundo virtual. Tudo que se liga a questão do digital e virtual em se tratando de hibridações do “real” e do “virtual”, fazem parte deste universo tecnológico.
A ciberarte é um dos gêneros da cibercultura, sua principal característica é a co-participação na construção das obras artísticas e percebemos que ela se torna um universo sem totalidade, pois a criação da obra tem um começo mais não há como determinar o seu fim. A partir da obra criada os participantes podem recriar obras colocando novos efeitos ou estilos e fazendo surgir uma nova peça e disponibilizando online para que outros possam se utilizar dela.  Outra característica marcante da ciberarte é a criação contínua, a obra é aberta para construção e reconstrução não se limitando mais apenas ao momento de sua concepção.
Um dos gêneros que compõe a ciberarte é a música técno, ela tem todas as características da cibercultura, sendo totalmente aberta a criação e recriação, onde o espectador não é mais um ouvinte passivo e sim co-autor da obra. Os autores da música técno não tem a preocupação em criar músicas para a posteridade, eles geralmente modificam músicas já existentes no momento de sua performance e de acordo com as reações de seu público.
Desafio para o profissional de Relações Públicas:
A cibercultura constitui um desafio para o profissional de comunicação na medida em que todos os relacionamentos quebram as barreiras locais assim como a transmissão de informações. Se um funcionário ou cliente descontente poderia influenciar 10 pessoas negativamente, esse número pode alcançar proporções inimagináveis com o advento da cibercultura. Um cliente descontente cria uma comunidade no Orkut difamando a empresa e a divulga para todos os seus contatos e esse divulgam para os seus assim sucessivamente. A velocidade em a informação viaja atualmente constitui o maior desafio para os profissionais de comunicação, já que devemos nos preocupar em fazer com que essa velocidade trabalhe mais a nosso favor que contra. 


Para saber mais sobre este assunto:
Lévy, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34,1999. Este livro aborda os principais aspectos da cibercultura, e de que forma as novas tecnologias interagem com a vida da sociedade e a afeta.
O Virtual DJ é um aplicativo que coloca você no comando da mesa de mixagem, se você quer saber como é ser um DJ, esta é uma alternativa virtual muito interessante. O software agrada tanto a novatos como profissionais, usufruindo de um número infinito de sugestões, disponibilizando diversos efeitos legais, este aplicativo esta disponível no http://www.baixaki.com.br/download/virtual-dj.htm em uma versão para testar por 20 dias.
 O programa DFM Granuloma é um software interativo que foi elaborado por estudantes da universidade federal do Rio Grande do Sul. Este programa permite modificar em tempo real o som de um instrumento musical. Para conhecer este trabalho acesse http://ufrgsweb.ufrgs.br/node/377



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