sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Proposta de pesquisa e criação coletiva acerca da Cibercultura


NAIÁ AIELLO
MARIA AMÉLIA GIL

1) Ciberespaço é o espaço aberto pela interconexão mundial dos computadores. Desde seu surgimento abriu caminho para uma revolução no campo da comunicação e continua se reciclando e atualizando constantemente. Em princípio o ciberespaço permitia o acesso rápido a informações a partir de mecanismos de busca pela web, além de possibilitar o contato quase instantâneo entre pessoas, por meio do correio eletrônico.
Essa instantaneidade delineou o perfil do ciberespaço e da própria sociedade. A internet fica cada vez mais rápida, acessível e portátil, e a produção de informações para esse meio tem se adaptado aos poucos. Qualquer pessoa pode veicular uma informação a qualquer momento, e embora algumas vezes seu conteúdo seja de pouca profundidade, a rapidez com que o mesmo pode ser transmitido e também atualizado é a principal marca da comunicação virtual. Exemplo disso é o microblog twitter, que permite rápidas, embora curtas, postagens, onde os membros divulgam uma informação, relevante ou não a outros, mas que ampliam a rede de comunicação.
Quando o ciberespaço começou a se impor, é provável que não se imaginasse a dimensão das transformações que traria, mas logo tudo convergiu para a internet. Bancos e lojas disponibilizaram seus serviços via web, jornais criaram páginas ligadas à sua versão impressa, serviços de busca telefônica ganharam sites específicos, reuniões se transformaram em videoconferências, filmes e músicas foram disponibilizados para download e conversas em tempo real com pessoas a milhas de distância tornaram-se comuns. O espaço físico e o virtual estão cada vez mais ligados, interagindo entre si, e enquanto for possível à internet transpor limites, mais novidades e transformações surgirão em ambos os espaços.
2) O que consideramos um desafio para o profissional de comunicação que trabalha com novas tecnologias é a constante reciclagem e adaptação necessária para interação com os novos meios. Foi o que ocorreu com o twitter que, há mais ou menos um ano, que se expandiu e passou a fazer parte da gama de redes sociais utilizadas por empresas. O profissional tem a necessidade de desenvolver novos métodos – de escrita, como forma de atrair os leitores, fazer do microblog a ponte para um modo mais concreto de mostrar a empresa ou seu produto - para que o alcance que almeja obter com o twitter torne-se concreto. Mais do que isso: é preciso entender com qual público lidará, suas necessidades como consumidores e quais serão as ferramentas utilizadas para que as redes sociais apliquem-se de maneira eficiente em suas necessidades.
3) Dia desses vi uma charge muito engraçada que ilustra bem o assunto. Era um pai que filmava o parto do seu filho e falava para a mãe: “Empurre, querida. O Youtube tem limite de 10 minutos para os vídeos”. A charge mostra como modificamos nossa vida para nos adaptarmos às novas tecnologias, mesmo em uma situação cuja importância transpassa o valor dos meios tecnológicos em nosso cotidiano. Aos poucos, mesmo que sem perceber, integramos esses novos meios em nossas rotinas, que acabam por condicionar nossos atos e atividades.
4) Apresentar três sugestões de referências sobre o tema cibercultura (livros, artigos, revistas, sites, blogs), acompanhados de breve texto explicativo (com 3 a 5 linhas cada).
 - Artigo de André Lemos: Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão

O artigo de André Lemos discute a modificação no espaço urbano e nas relações sociais por meio das inovações tecnológicas. Para ele, o presente não é a era da internet, mas sim da conexão. Com a modernização de equipamentos eletrônicos como as conexões sem fio (wi-fi) e os netbooks(computadores portáteis), a conexão pode ser viabilizada de qualquer lugar, sem as restrições enfrentadas há alguns anos.

 - Apresentação de Slides do Professor Marcelo Träsel
Em sua apresentação, Träsel traça um paralelo em sua análise histórica do mundo e da cibercultura, exemplificando por meio de filmes que retrataram seu surgimento e modernização. Entre os filmes, estão Tempos Modernos - de Chales Chaplin -; Planeta dos Macados – de Franklin Schaffner - e 2001, Uma odisséia no espaço – de Stanley Kubrick -.

- Site do livro “Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura e cognição”, de Alex Primo
Muito interativo, o site do livro de Alex Primo busca aproximar o leitor que procura, de algum modo, uma extensão do livro. Está disponível uma animação que contém um resumo da discussão proposta no livro, que engloba o conceito e os tipos existentes de interação mediada por computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário